Mais um marco de sucesso para o DME 0200 da IACIT

Neste dia 19 de Abril de 2017 o primeiro sistema DME 0200 desenvolvido e produzido pela IACIT foi avaliado em voo, concluindo mais uma etapa do processo de implantação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou testes em voo do primeiro DME 0200, desenvolvido e produzido pela IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia. O sistema foi submetido aos testes de avaliação pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) no dia 19 de abril, em Barbacena (MG), tendo ótimos resultados de desempenho, após passar pelas etapas de FAT (Teste de Aceitação em Fábrica) e SAT (Testes de Aceitação em Campo).

A FAB adquiriu três equipamentos, que foram desenvolvidos com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), que, somados à contrapartida da empresa, consumiram investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

A empresa é a única no país a fabricar tal equipamento e o DME 0200 é o primeiro a ser integrado no sistema de navegação DME/DME em implantação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que terá cobertura nacional, cujo objetivo é a necessidade da implantação da Navegação Baseada em Performance “PBN” (de  Performance Based Navigation). A navegação DME/DME se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN numa área terminal (TMA).

O DME (de Distance Measuring Equipment) é um equipamento de radionavegação que permite determinar a distância de uma aeronave em relação a um ponto rigorosamente localizado no terreno. O sistema, que opera numa frequência da gama UHF na faixa de 960 MHz a 1215 MHz, determina a distância entre a aeronave e a antena da estação DME através da emissão pela aeronave (o interrogador) de pares de pulsos numa frequência pré-determinada aos quais, a estação, através do transponder, responde com pares de pulsos emitidos numa frequência diferente. A diferença de tempo entre a emissão da interrogação e a recepção da resposta do transponder é convertida em distância utilizando um algoritmo adequado. A distância é em geral apresentada em milhas náuticas (NM).

O DME 0200 da IACIT foi desenvolvido com emprego de tecnologia digital de última geração.  O equipamento foi projetado e construído de forma compacta e grande eficiência energética, com potencial para atender as demandas do mercado nacional e internacional.

O sistema da IACIT recebeu certificação em conformidade com o Anexo 10 da ICAO, emitido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), vinculado ao DECEA.

“É um fato marcante para o Brasil por se tratar de um caso de sucesso envolvendo entidades importantes para o cenário de tecnologia e inovação. A FINEP como apoiadora do projeto de desenvolvimento, o ICEA como certificador, tendo sido este equipamento o primeiro a ser certificado por este órgão e a IACIT representando a indústria Brasileira de alta tecnologia e Empresas Estratégicas de Defesa”, conclui Luiz Teixeira, presidente da IACIT.