Internet das Coisas na Logística

A conexão de diversos dispositivos por meio da internet

Os avanços tecnológicos também chegaram às operações logísticas, trazendo mais eficiência para processos de armazenamento e distribuição de mercadorias. Entre as novidades está a Internet das Coisas (IoT), que vem revolucionando a forma como lidamos com a tecnologia e como ela se interconecta em diversas situações do dia a dia.

Basicamente, IoT é a conexão de diversos dispositivos por meio da internet, integrando o mundo físico ao digital. Hoje já é adotada até mesmo em eletrodomésticos, sistemas de gestão de residências e equipamentos de uso pessoal, como relógios. E, por essa proximidade com o consumidor, ganhou popularidade.

Tal tecnologia também tem revolucionado as operações logísticas, permitindo o gerenciamento de frotas e sistemas de armazenamento e transporte e, também o monitoramento de cargas em tempo real.

Dados do Business Insider, publicados pelo portal Computer World, revelam que o gerenciamento de frotas conectadas chegará a 90% dos veículos comerciais na América do Norte, até 2020.

Os números revelam um mercado crescente e que está cada vez mais preocupado em ganhar eficiência por meio do uso de tecnologias modernas e atualizadas.

É nesse caso que a tecnologia desenvolvida pela IACIT ganha espaço. Com o uso de IoT, o sistema de monitoramento de cargas refrigeradas da IACIT oferece melhorias de desempenho, redução de perdas e facilidade de gestão. O sistema, denominado RCS 0500, é o que há de mais moderno em sistemas de monitoramento de containers refrigerados (Reefers).

Conectado ao sistema de refrigeração dos contêineres, o RCS 0500 monitora em tempo integral o ambiente refrigerado, sinalizando quando há algum problema, evitando, assim, que a mercadoria sofra com a variação de temperatura. Ao ser conectada ao controlador do reefer, a unidade coletora extrai de forma automática as informações e conecta-se ao concentrador por meio de rede wifi, para transmitir as informações de maneira segura e em tempo real.

A unidade concentradora estabelece uma conexão com o sistema de nuvem, permitindo que as informações sejam acessadas pelos usuários, em um ambiente web seguro.

Saiba mais em: RCS 0500

Para outras informações fale conosco

Veja também

Abril 07, 2017