IACIT investe em Programa de Governança e Desenvolvimento de Gestores

Curso ministrado pela Fundação Dom Cabral atinge mais de 17% da equipe da empresa, englobando três níveis de liderança

Pensando em preparar a equipe para perpetuação das suas atividades, a IACIT, empresa brasileira com atuação no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, iniciou, neste ano, o Programa de Governança e Desenvolvimento de Gestores, ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Classificada como uma indústria de médio porte, com mais de 130 funcionários, a empresa com 33 anos no mercado vem inovando na forma como busca integrar a equipe e promover um salto de qualidade na gestão dos negócios. Desde o início do ano, um grupo de 24 pessoas está participando do Programa, atingindo líderes, gerentes e diretores de todas as áreas e departamentos.

“Esse é um alinhamento importante para fortalecermos a estrutura da empresa, para que todos possam trabalhar melhor e de forma estratégica, pensando na gestão das equipes e do negócio como um todo”, destaca a Diretora de Recursos Humanos, Eliana Teixeira.
Com esse programa, a IACIT reforça uma tendência de mercado, na qual as empresas familiares ou de pequeno e médio portes se mobilizam para garantir a perenidade dos negócios e a sucessão das lideranças. Isso é o que mostra a terceira edição da pesquisa “Retratos de Família”, realizada pelo ACI Institute Brasil e pela KPMG, para a FDC.

Nela, a empresa familiar está confiante com o seu negócio para os próximos anos, e dá bastante importância às boas práticas de governança corporativa (85%), à harmonia e comunicação entre as gerações da família (85%), ao nível de preparação e capacidade demonstrado pelos sucessores (82%). E conclui que: A valorização dos pontos fortes da empresa, as ações de formação dos sucessores e o cenário de aplicação de estruturas formais de governança corporativa alinhados ao reconhecimento da sua importância mostram o seu foco na perpetuidade do negócio.

Valorização e integração

A presença de profissionais em três níveis de atuação da empresa foi um dos diferenciais apontados pela equipe. Para o Líder de Projetos de Produção de Softwares, Josimar Lopes Ribeiro, por ser de uma área técnica, ligada à engenharia e desenvolvimento, essa é uma oportunidade para conhecer a empresa como um todo. “É mais do que aprender com o módulo financeiro ou de gestão, é conhecer como funciona uma empresa. Isso agrega para mim, profissionalmente, na empresa e na vida”.

Para a Gerente de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Fernanda Menezes Ribeiro, esse programa reforça a seriedade da IACIT em transformar em ações os projetos propostos. “A empresa está preparando pessoas em diversas áreas para assumirem liderança nos mais altos níveis, trabalhando os alicerces para tomada de decisão sustentável e com foco na perenidade da empresa, que é o maior objetivo”, comenta Fernanda.

Segundo ela, após o início do programa em fevereiro, já se nota mudanças na empresa como maior entrosamento e comprometimento das equipes nas ações do dia a dia, com agilidade na tomada de decisões e uniformização da informação.

Para a Administradora de Contratos, Ana Paula Volú Dias, participar do Programa eleva o grau de confiança e autonomia para a tomada de decisões no dia a dia. “A gente tem maior entendimento da situação. Já dá para sentir as mudanças, principalmente na área de comunicação, com maior alinhamento. A IACIT prega que as pessoas são importantes e está mostrando que preza esse valor”.

Para outras informações fale conosco