IACIT e as tecnologias disruptivas

O que significa o termo disruptivo?

O que significa o termo disruptivo?

É aquilo que interrompe um processo já consagrado, que vem sendo adotado há um bom tempo. No caso da tecnologia disruptiva, ou inovação disruptiva, é o uso de tecnologias para transformar o mercado, usar determinadas tecnologias para mudar o status quo, criando novos produtos e serviços ou aprimorando o modo como são utilizados.

Nos últimos anos vimos muita disrupção ganhar mercado e mudar completamente o dia a dia. Serviços de streaming mudaram a forma como as pessoas passaram a assistir TV ou ouvir música. Os aplicativos de mobilidade mudaram a forma como as pessoas se locomovem dentro das cidades. O próprio Google mudou a forma como as pessoas buscam informações. Esses são alguns exemplos de como a tecnologia vem impactando a forma como todos estão sendo influenciados com essa disrupção.

Na área de TI, a disrupção é ainda mais significativa. É nesse momento que a tecnologia no mais puro estado da arte é aplicada para garantir avanços, melhorias em sistemas e processos e até mesmo para o surgimento de novas ideias. E o impacto disso é imenso. Uma das tecnologias disruptivas que já falamos aqui é a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), que tem conectado pessoas e gadgets por meio da internet para facilitar atividades diárias e até mesmo para controlar os processos internos de uma empresa. A IACIT utiliza a IoT para dar mais eficiência aos processos de logística, com o RCS 0500, de forma portátil, móvel e distribuída.

Outra tecnologia disruptiva que está em alguns produtos da IACIT já foi até tema de filme hollywoodiano – a Inteligência Artificial (IA). Realmente, o tema deixou de ser ficção e já vem revolucionando a forma como as informações são processadas. A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. E isso já vem sendo adotado em alguns carros-chefes do portfólio da IACIT, por meio de sistemas de redes neurais artificiais.

No caso do sistema de contramedida eletrônica, a IACIT desenvolveu um sistema de detecção de drones, com rastreio do equipamento por câmeras, utilizando IA, para que o sistema consiga diferenciar o drone de um pássaro ou um helicóptero, por exemplo. A Fábrica de Softwares também aplica tal tecnologia no desenvolvimento de diversos sistemas. Um deles utiliza a inteligência artificial para identificar padrões meteorológicos, por exemplo, para a predição de eventos futuros. O mais interessante é que a tecnologia de IA desenvolvida e aplicada pela IACIT aprende durante o funcionamento dos sistemas, aprimorando automaticamente sua performance.

Big Data e Small Data são outras tecnologias disruptivas que estão interligadas. Presentes nos sistemas de previsão meteorológica da IACIT, à medida que o Big Data processa um grande volume de informações, proveniente de décadas de dados climatológicos armazenados, o Small Data refina essa informação para extrair dados qualitativos, capazes de contribuir para a tomada de decisão, sobre qual cabeceira de pista deverá ser utilizada para pouso nas próximas 3 horas.

Esses são apenas alguns exemplos do quanto a IACIT está na vanguarda das tecnologias, oferecendo produtos com a mais alta tecnologia para os setores civil, militar e governamental.

Para outras informações fale conosco