Cast SW Suite

Cast SW Suite é composto por Sistemas de Alerta e Prevenção e Soluções em Sistemas de Missão Crítica, onde há a ocorrência de eventos significativos. As informações vinculadas às condições do tempo presente podem ser observadas com maior precisão para aplicação em diversas áreas de interesse.

NOWCAST

Acompanhando o tempo para prevenção.

Esse sistema conta com uma interface amigável e interativa, capaz de monitorar eventos de chuva (com escala de intensidade, previsão de deslocamento, vento e estimativa de chuva em mm/h) num raio de 250 km a partir do radar localizado em São José dos Campos, além de informações de nevoeiros (via satélite), descargas elétricas que ultrapassam o raio de 250 km. É também possível monitorar regiões de interesse onde há a ocorrência de eventos significativos e emitir alertas em curtíssimo prazo, que podem ser customizados de acordo com as especificações de cada cliente. Outro diferencial do IACIT Nowcast é a portabilidade, já que o sistema é acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet – desde computadores pessoais até celulares e equipamentos portáteis. As informações vinculadas às condições do tempo presente podem ser observadas com maior precisão por meio do radar meteorológico IACIT e, com isso, subsidiar informações para aplicação em diversas áreas de interesse, como por exemplo: tráfego aéreo e terrestre, agricultura, construção civil, atividades industriais, seguradoras, setor elétrico, refinarias, mineração, setor ambiental e Defesa Civil.

NEURALCAST

O NEURALCAST é um sistema que utiliza redes neurais artificiais para gerar informações de tendências meteorológicas de teto, visibilidade, ocorrência de rajadas, velocidade e direção do vento, para um horizonte de até 3 horas, utilizando as informações das estações do próprio aeródromo. Com base em um banco de dados de dez anos de informações climatológicas, foi efetuada uma extensa pesquisa científica que resultou no treinamento de redes neurais artificiais, cujo propósito é efetuar a previsão dos parâmetros meteorológicos de interesse dos aeródromos. O sistema possui uma interface web onde os usuários poderão acessar diretamente os gráficos de tendências e efetuar cadastros para receber alertas automáticos quando as tendências indicarem que o aeródromo pode entrar ou sair de restrição operacional.

ROUTECAST

O ROUTECAST é um sistema cujo objetivo é identificar o volume ou área do espaço aéreo sob efeito de formações meteorológicas que possam apresentar risco às aeronaves em rota, como por exemplo nuvens Cumulonimbus (CB), permitindo monitoração dos eventos severos e prevendo o seu deslocamento para uma projeção de até 30 minutos. O sistema utiliza como fonte de dados radares meteorológicos e sensores de descargas elétricas atmosféricas. Para o desenvolvimento deste sistema, a IACIT contou com um vasto know-how em meteorologia radar e sistemas de alerta curto prazo; investiu, ainda, em dois radares meteorológicos próprios, sendo um Banda-S (do mesmo modelo utilizado pela rede do SISCEAB) e um Banda-X móvel, para auxiliar na criação dos modelos computacionais responsáveis pelo processamento dos dados resultantes das varreduras dos radares. No ROUTECAST, os eventos severos são exibidos de forma georeferenciada sobre um mapa, através de sua interface web, além de ser fornecidos automaticamente para sistemas externos como o de controle de tráfego aéreo, gerenciamento de fluxo de aeronaves e demais sistemas.

Veja em PRODUTOS todos as especificações técnicas.