Programa de Compliance

A IACIT reitera o apoio à conduta ética e ao combate à corrupção nos negócios, atuando em conformidade com a legislação vigente no Brasil e nos demais países com os quais mantém relações comerciais, bem como com seus princípios e regras internas.

O programa de conformidade estabelece os procedimentos e condutas anticorrupção a serem adotadas e seguidas pela IACIT em obediência à LEI No 12.846 de 2013.

Define ações direcionadas à prevenção, detecção e correção de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

As medidas preventivas incluem, por exemplo, procedimentos para contratação de terceiros; treinamentos direcionados aos gestores em geral e aos colaboradores que têm contato com fornecedores ou clientes.

Visa assegurar a efetiva aplicação do código de ética, implantar os mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e atos ilícitos praticados por colaboradores e representantes da empresa.

Com o Programa de Compliance a IACIT disponibiliza aos seus colaboradores, parceiros, terceiros e clientes um Canal  para o envio de denúncias suspeitas de fraudes e atos de corrupção, que assegura o anonimato e a confidencialidade total das informações.

 

Princípios e Políticas (temas) estabelecidos no Código de Ética da IACIT

• Cumprimento das Leis:

Todos os funcionários da IACIT, no exercício de suas atividades, devem sempre estar de acordo com as leis e regulamentações vigentes, bem como com as políticas e normas internas da empresa.

 

• Anticorrupção:

Não é permitido aceitar ou oferecer suborno, pagamento de facilitação, propina ou outros pagamentos indevidos por qualquer motivo a qualquer pessoa envolvida em transações comerciais com a IACIT.

 

• Conflitos de Interesse:

 Os funcionários devem declarar à IACIT quaisquer potenciais conflitos de interesse em relação a seus assuntos privados e suas atividades na IACIT.

 

• Presentes e Hospitalidade:

A IACIT proíbe seus funcionários e representantes de solicitar presentes ou hospitalidade. Apesar disso, a IACIT reconhece que a aceitação ou oferta ocasional de presentes modestos e hospitalidade podem ser uma contribuição legítima para boas relações de negócios.

 

• Contribuições Políticas:

Nenhum fundo ou ativo da Empresa pode ser utilizado para efetuar contribuição para qualquer partido ou candidato político, quer seja federal, estatal ou local, no Brasil ou no exterior.

 

• Divulgação do Código de Ética:

Ao aceitar trabalhar com a IACIT, cada funcionário ou representante torna-se responsável por cumprir este Código de Ética.

 

• Denúncias

 Todos os funcionários ou representantes da IACIT têm o direito de denunciar o não cumprimento do Código de Ética IACIT. Os relatos serão levados a sério e investigados de forma rápida e tratados com confidencialidade e sigilo.

 

• Ações Disciplinares:

Qualquer falha ao seguir o Código de Ética, envolvendo um ato criminoso pode resultar em processo após o encaminhamento às autoridades competentes.

 

• Política de Não Retaliação:

 Não será tomada nenhuma medida retaliatória contra qualquer pessoa por se queixar, comunicar, participar ou ajudar na investigação de uma suspeita de violação do Código de Ética

 

Canal de denúncia